Capacitação equipe de vendas

Como otimizar o seu tempo dentro da sua empresa
maio 8, 2018
Como fazer análise da sua concorrência
maio 9, 2018

Capacitação equipe de vendas

Capacitação da equipe de vendas em pequenas empresas: como e por que fazer?

Os pequenos negócios costumam ter grandes desafios, afinal, com time reduzido entregar bons resultados exige, dentre outras coisas, que os colaboradores realizem tarefas de diversas áreas no seu dia a dia. Junte isso à rotatividade de colaboradores e você terá um problemão para resolver.

No time de vendas, situações como estas podem ser ainda mais avassaladoras. Como se diz, vendas é o coração da empresa, afinal é ela a responsável por fazer o dinheiro entrar. Portanto, cultivar um time de ponta é tão importante. Para conseguir essa qualificação, as empresa estão investindo cada vez mais em treinamento dos seus vendedores.

Mas como esse investimento pode ser feito, caso o empresário não tenha grandes montantes de verba disponíveis?

Uma saída, neste caso, treinamentos internos com profissionais da própria empresa, que possuem mais experiência na função, são bem-vindos. Imagine que, se alguém faz algo que ninguém mais faz, e isso é bom porque traz resultados, porque não compartilhar com todos os demais vendedores. Crie, por exemplo, momentos na semana onde cada um dos colaboradores compartilhem algo que possa agregar conhecimentos com a equipe. Essa sinergia tratá com que o time fique cada mais eficiente e as vendas aumentem.

Neste mesmo time de ações, levante informações sobre discurso de vendas e trabalhe com a equipe a criação de um discurso matador, que realmente destaque as qualidades e diferenciais do seu negócio. Estude, também, a possibilidade de contratar uma consultoria para esta etapa do treinamento. Afinal, conhecimento que vem de fora, sempre irá agregar aos processos internos do negócio.

Outro detalhe que não custa praticamente nada e fomentar a cultura do seu negócio. Os seus vendedores precisam saber não só o que vendem, mas porque motivo fazem esta venda, como eles impactam a vida das pessoas que levam o seu produto para casa ou utilizam dos seus servidos. Um cultura organizacional forte pode fazer com que o cliente seja conquistado e fidelizado muito facilmente. Além disso, quanto mais envolvidos os colaboradores sentem-se em seus trabalhos, mais motivados ficam. E isso tem reflexo total sobre o seu faturamento.

Com o time engajado e com a cultura da empresa enraizada em todas as ações, é hora de compreender tudo sobre o seu produto, a fundo. Um bom vendedor conhece cada produto ou serviço vendido. Até porque, hoje, os clientes costumam comprar já sabendo o que está adquirindo. Daí a importância de estar atualizado sobre os detalhes do que se vende.

Lembre-se também estar atento ao mercado é de suma importância. Quando você sabe como os seus clientes estão se comportando, pode decidir de forma mais rápida e eficiente quais decisões tomar, que caminho seguir, além de perceber oportunidades de mercado muito mais rapidamente do que empreendedores acomodados. Um negócio de sucesso é feito de aprendizados diários, e criar esta urgência por estudo de outras empresas em seus próprios colaboradores pode fazer o seu negócio criar e reinventar ainda mais rápido.

Em resumo, é possível treinar sem precisar investir muito dinheiro nisso. Através do conhecimento interno, do que está disponível em revistas, livros e na internet sobre a área, além de culturalizar o seu negócio e criar ações imersão, você poderá ter uma equipe de alto desempenho, e constante aperfeiçoamento. E isso, a partir de agora, será o novo segredo de sucesso da sua empresa.