Planejamento Tributário

Planejamento Financeiro
maio 8, 2018
Sinais de Alerta na Empresa
maio 8, 2018

Planejamento Tributário

O que é e como começar um Planejamento Tributário para a sua empresa?

O próximo ano está logo após a esquina, já é hora de começar a se planejar para 2018. Muitas empresas começam a se organizar pelo estoque ou pela equipe, mas organizar um Planejamento Tributário pode ser uma mão na roda e evitar problemas no futuro, reduzindo custos e melhorando resultados.

Mas afinal, o que é o Planejamento Tributário? Simples! O Brasil é um país com muitos impostos e tributos; A confecção de um Planejamento Tributário se baseia no estudo de todos os elementos que geram impostos e tributos para a sua empresa, afim de evitar e diminuir ao máximo gastos inadequados e desnecessários. Atenção: este tipo de análise se baseia em atitudes legais! Não se pode confundir Planejamento Tributário com Sonegação de Impostos.

Como começar?

Um bom Planejamento Tributário deve ser feito com calma e por alguém que tenha bom conhecimento do tema (especialmente para  não se cair na armadilha de fazer algo irregular). Um bom profissional de contabilidade é essencial na sua empresa. Ele saberá como fazer um planejamento personalizado e dizer se a sua empresa precisa de um planejamento preventivo, corretivo ou especial através da análise e definição de receita, lucratividade, compras, mão de obra, despesas e algumas premissas.

Converse com o seu contador e verifique a possibilidade de montagem do seu Planejamento Tributário para começar o ano com o pé direito e gastando menos.