Um momento importante para toda micro, pequena ou média empresa que está crescendo é o momento de sua seleção. Pois é neste momento que ela definirá quem fará parte deste crescimento, colaborando para os resultados positivos do negócio. Portanto, não poderá ser qualquer pessoa. Mas, como tomar uma decisão correta? Ou então, como saber se essa ou aquela são as pessoas corretas para ocupar determinado cargo disponível?
O recrutamento e seleção de um pequeno negócio é tão ou mais importante para a saúda da empresa quanto às contratações realizadas por uma grande empresa. No primeiro caso, a equipe geralmente é pequena, e quem chega precisará abraçar demandas essenciais para os resultados da empresa. Por isso a importância de saber recrutar bem.
Para ajudá-lo, separamos algumas dicas úteis e que podem ser aplicadas para aumentar as chances de sucesso dos seus novos colaboradores.
1) TENHA EM MENTE OS VALORES DA SUA EMPRESA
Parece estranho, mas para recrutar um profissional de excelência, é importante não só investigar quem ele é, mas também ter em mente exatamente quem é a sua empresa. Isso envolve a missão, visão e valores do seu negócio. São eles quem vão guiá-lo e definirão a sua conduta no dia a dia.
Quando contratamos, precisamos considerar se os valores do negócio estão presentes no candidato, se ele se sente confortável com isso, e se a empresa identifica isso claramente.
Além disso, é importante identificar o perfil do gestor direto ou dono da empresa, se eles também estão presentes na pessoa que pretende trabalhar diretamente com eles.
Cuidados como estes evitam futuras frustrações por método de trabalho diferenciados entre contratante e contratado, colaborando para a saúde da empresa.
2) FIQUE ATENTO À CAPACIDADE DO CANDIDATO DE RALMENTE SUPRIR ÀS DEMANDAS DA VAGA
Parece banal, mas isso também é importante. Muitas vezes os empreendedores confiam no poder de adaptação dos candidatos a vagas em que eles não possuem experiência ou não gostem de trabalhar. A famosa “colher de chá” é sempre bem-vinda, desde que o entrevistado se mostre completamente competente para ocupar as demandas da área em que pretende ocupar.
Isso acontece tanto em recrutamentos internos, quanto externos. Desafiar-se com demandas novas é saudável, contanto que o colaborador realmente sinta-se disposto a aprender coisas novas. Caso contrário, a seleção poderá falhar, a considerar a desistência da empresa por parte do colaborador, ou do colaborador por parte da empresa.
3) AVISE A SUA EQUIPE INTERNA SOBRE A CHEGADA DO NOVO PROFISSIONAL
O clima da organização pode ser facilmente abalado com a chegada de um profissional no “modo surpresa”. Isso é, sem avisar aos que já atuam no negócio.
Ao surgirem no negócio sem que os colegas fossem avisados, pode haver um mal-estar ou uma recepção não tão calorosa quanto poderia ser. Portanto, trabalhe em equipe e compartilhe com todos sobre o aumento no quadro de pessoas, para que os demais colaboradores abracem o entrante, sinergicamente e com senso de equipe.
4) DÊ FEEDBACKS AO NOVO COLABORADOR
Quando alguém passa a fazer parte de uma nova equipe, é comum que, às vezes, sinta-se um pouco em dúvida sobre estar ou não fazendo um bom trabalho. Por isso, deixe sempre claro o que essa nova pessoa necessita entregar e o guie com feedbacks construtivos, para que isso o ajude a se adaptar mais facilmente e entregue mais.
Líderes de alta performance dão aos seus liderados feedbacks constantes, destacando seus pontos fortes e pontos a serem melhorados. Uma troca de informações que impacta diretamente o nível de satisfação mútuo entre gestor e colaborador.
Com estas dicas a sua empresa poderá contratar ainda melhor. Coloque em prática para que o seu negócio pode acelerar e crescer ainda mais. Bom trabalho, empreendedores!