Como fazer análise da sua concorrência

Capacitação equipe de vendas
maio 8, 2018
Como utilizar Curva ABC no varejo
maio 10, 2018

Como fazer análise da sua concorrência

Você sabe como fazer análise da sua concorrência?

O quanto você sabe sobre o seu negócio? Se você empreende, certamente domina todos os processos e, por isso, guarda muitas informações precisas a respeito do seu negócio. Porém, ao inverter a pergunta e questionar: o quanto você sabe a respeito dos seus concorrentes? A resposta é tão otimista quanto antes? Se não, é hora de repensar a sua estratégia de estudo dos concorrentes, pois isso poderá fazer você acelerar ainda mais as suas vendas.

Os motivos pelos quais os pequenos empreendedores devem analisar constantemente a sua concorrência são vários, vão desde usar essas informações como base para campanhas, até saber se posicionar de maneira correta no mercado.

A verdade é que uma empresa necessita saber o que está acontecendo ao seu redor para tomar atitudes saudáveis no seu dia a dia. Principalmente se ela for uma empresa do varejo.

Se você ainda não realiza este estudo, juntamos aqui algumas informações que irão ajudá-lo a dar um ponta-pé inicial neste processo de estudo. Confira:

1) DESCUBRA QUEM SÃO OS SEUS CONCORRENTES DIRETOS E INDIRETOS

Para descobrir quem são os seus concorrentes diretos, basta levantar quais empresas comercializam os mesmos produtos que você na sua rua, bairro, cidade, ou estado, por exemplo. Agora, se o seu negócio for vendas de equipamentos de informática única e exclusivamente em ambiente digital, os concorrentes serão as principais lojas on-line que roubam a sua audiência. Estes são as empresas que concorrem diretamente com o seu negócio.

Já os concorrentes indiretos são empresas, que, no exemplo da loja de informática on-line, também realizam vendas pela internet de equipamentos tecnológicos, mas que não os tem como seus únicos produtos.

 

2) JUNTE INFORMAÇÕES SOBRE A CONCORRÊNCIA

Agora que você já sabe quem são as empresas que disputam a atenção do seu público, é hora de juntar o máximo de informações sobre elas. Uma forma de iniciar este compilado de dados é através de folders, flyers, relatórios anuais, propagandas em TV, rádios, jornais, revistas, além de informações disponíveis em ambiente digital, como websites e redes sociais.

Quanto mais você souber sobre a concorrência, melhor será a definição das vantagens competitivas em relação a ela, a definição do seu posicionamento, etc.

 

3) FAÇA UMA ANÁLISE SWOT MINUCIOSA

Você já ouviu falar na análise SWOT? Trata-se de uma técnica que ajuda a definir seus pontos fortes, fracos, além das oportunidades e ameaças que o seu mercado oferece. É essencial realizar esta análise de forma sincera e imparcial, por exemplo: caso o seu produto não seja o mais barato dentre os seus concorrentes, talvez valha a pena realizar abordagens comerciais com base na durabilidade do seu produtos, na qualidade da matéria prima ou com foco em outros diferenciais que tornam o custo benefício viável a longo prazo.

Por este motivo, essa fase da análise irá influenciar diretamente a próxima etapa da análise da sua concorrência: o posicionamento.

 

4) DEFINA QUEM VOCÊ É QUEM VOCÊ QUER SER: TENHA POSICIONAMENTO

Com dados em mãos, é hora de definir o seu posicionamento, isso é, compreender como você quer ser visto pelos seus clientes e quais serão as ações que podem ser tomadas para que isso possa se realizar.

No exemplo utilizado acima, o posicionamento de uma empresa que apresenta produtos mais caros que o da concorrência não pode ser pautado em preço, mas em qualidade. Um posicionamento que só pode ser concluído caso o empreendedor tenha todos os dados em mãos para análise e tomada de decisão.

Finalmente, com tudo em mão, ficará mais fácil para o gestor guiar o rumo da sua empresa para os próximos meses ou anos. Porém, lembre-se de que o estudo dos concorrentes é essencial e necessita ser realizado de tempos em tempos. Afinal, o mercado está em constante transformação e ações rápidas são necessários o tempo todo.

Para mais dicas como esta, acompanhe o nosso blog. Vamos acelerar ainda mais o seu negócio!